A Penumbra dos Dias

Deu-nos uma saudável lufada de otimismo a manhã de hoje ao acordar num sorriso de luz e o frémito sensual de uma brisa ligeira, como a querer musicar as palpitações da cor e dos aromas que no ar se beijavam.

O sol deu os últimos alinhavos na sua roupa, mirou-se no espelho dos regatos e entre a timidez das louras espigas e o rubor das papoilas, fez o seu primeiro passeio por esta festiva alegria da Natureza rejuvenescida.

Céu límpido de um azul sereníssimo de cetim. Todas as misturas de verdes nas copas ramalhudas das tílias, nos chorões dos salgueiros, nas cabeças dos plátanos, na esbelteza das acácias e na elegância das acácias.

Devia ser assim o primeiro dia do Paraíso, se soubéssemos imaginá-lo na sombra dos nossos dias. Fez-nos bem este dia encharcado de sol. Criámos o hábito de respirar uma atmosfera opaca, o azedume da vida. Somos uns tristes que não conhecemos melodiosas poesias e uns prosaicos a quem faz falta a exuberância da juventude.

Olhamos em volta e vemos tudo pardo e monótono. Vivemos sem existir. Não bebemos este ar puríssimo de beleza e de sonho que nos convida ao amor e à alegria. Afinal, tudo o que nos cerca é uma obra de inspiração que a Natureza completa, realizando o pensamento do Criador.

João Vieira





Comentários

  1. Tudo que nos cerca é uma obra de inspiração....Lindo João, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, cara amiga Kaoma, pelas suas palavras. Gostaria, também, que os nossos amigos, incluindo a Kaoma, fizessem deste espaço de Sergrasan um local onde colocassem alguma de sua própria produção, como nos foi solicitado e consta das instruções iniciais. Um abraço!

      Excluir
    2. Olá João! Sim vamos participar com muita alegria! Estamos preparando o material! Abraços!

      Excluir
  2. Parabéns pela bela mensagem, nobre escritor. É uma satisfação ler mensagens assim, elas edificam a alma...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua participação é muito bem-vinda!