A gordura e a genialidade...

Se corrermos os olhos pelo vasto panorama que a História nos oferece, encontraremos, por certo, algumas sombras enormes: sombras de homens gordos, de mulheres ricas de carnes, celebridades que no seu tempo se fizeram notar pelos seus feitos e obras e bem assim pelo seu extraordinário volume físico.

É uma glória, às vezes, a dessas figuras respeitáveis do passado, construída com elementos de lirismo, de ridículo e de piedade. Essas sombras históricas sempre inspiraram os espíritos mais ricos de humor. A verdade, porém, é que os ditos de espírito que, hoje como em todos os tempos, se fazem sobre os gordos não afetam em coisa alguma o prestígio permanente e admirável de muitos gorduchos famosos.

Alguns génios que iluminam, aqui e ali, a História da Humanidade foram tipos gordos, exemplos palpitantes a serem citados contra a teoria, em voga, até certo tempo, das estreitas relações entre a qualidade do espírito e a quantidade da matéria, por assim dizer: entre o físico e a inteligência de cada um.

João Vieira

(Autorizo a publicação e uso do texto, com a autoria)


Comentários

  1. Excelente !!! Gostei muito. Normalmente as pessoas mais gordinhas são simpáticas.
    Uma pessoa por ser gorda não significa ser pouco inteligente e feia. Na realidade foi
    criado um paradigma, em que todas as pessoas sendo magras serão mais bonitas,
    principalmente quando é do sexo feminino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua participação é muito bem-vinda!