As convicções e o raciocínio...
As convicções nunca são filhas do raciocínio. É vulgar atribuir um fenómeno a uma causa única, mas isso, como tudo o que é vulgar, é falso. É absurdo atribuir uma causa única às convicções, muito mais dizer que essa causa é o raciocínio e é impensável conhecê-las todas.
Uma planta nasce e cresce, e atribui-se a existência da planta à existência da semente. Ora, a planta nasce porque existe o solo, a água, a temperatura, a semente, e dentro desta a força germinadora, misteriosa, inexplicada e inexplicável, visto que a divisão das células não tem explicação natural que não seja a substituição de factos por palavras.
Quando nasce um pinto, atribui-se todo o mérito ao ovo, quando muito à galinha, e nem sequer a maior parte das vezes se menciona o galo.
João Vieira (adapt.)
(Autorizo a publicação e uso do texto, com a autoria)
(Autorizo a publicação e uso do texto, com a autoria)
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirNão entendi porque.
ExcluirOlá, nosso colaborador informa que o comentário estava em duplicata com o que está abaixo. Caso tenhamos cometido um erro; nossas desculpas.
ExcluirExcelente conteúdo. Realmente a semente por si só jamais irá germinar, pois necessita de um
ResponderExcluirambiente próprio para tal, o solo, seus nutrientes, temperatura , água e cuidados. Só que se
não houver tudo isto ela morrerá e não emergirá a planta. Mas toda esta fisiologia ocorre por ter
a mão do criador. Quanto do ovo sair um pintinho, com certeza teve a participação do galo, mas quem chocou foi a galinha, então tudo são mistérios da natureza, e os cuidados que ela teve.
A Natureza é sábia, e se nós observarmos profundamente existe um ciclo divino em tudo o que
ocorre.
Obrigado, querida amiga, pelo seu simpático e instrutivo comentário.
ExcluirAproveito para solicitar à equipa de Sergrasan que não modifique a minha maneira de escrever as palavras, já que sou português e escrevo à portuguesa. O caso é a modificação do acento na palavra "fenómeno" que aqui surgiu "fenômeno"...
Senhor, pedimos desculpas em nome de Sergrasan. Acreditamos ter corrigido o nosso erro.
Excluir