As nossas recordações

As recordações dos nossos antepassados são guardadas com amor no móvel mais precioso. E que prazer não sentimos, em dias de descanso, quando tocamos mais uma vez nos objetos que lhes foram queridos…

Os nossos avós, os nossos antepassados, criaram por este país fora monumentos admiráveis, para serem desfrutados pelos seus sucessores, para lhes servirem de lição constante.

Alguns edifícios portugueses, soberbos pelas suas linhas gerais e pela delicadeza dos seus ornamentos, lembram as rendas lindíssimas de Peniche ou de Vila do Conde, ou as filigranas dos ourives de Gondomar.

Pedreiros de génio trabalharam ali dias, meses, até anos, com grande tenacidade, como se os artistas fossem eternos e eternamente houvessem de gozar a sua obra.

Entre esses monumentos devemos salientar o da Batalha, que nos lembra a gloriosa vitória de Aljubarrota contra os espanhóis, e o dos Jerónimos, a recordar-nos a jornada marítima de Vasco da Gama, remate do trabalho iniciado pelo infante D. Henrique na sua escola de Sagres.

Os portugueses zelam e têm obrigação de velar por essas joias, legadas pelos seus antepassados, tal como os filhos guardam carinhosamente as relíquias e os retratos dos seus pais.

João Vieira


Lisboa (Portugal) - Pormenor da porta lateral do Mosteiro dos Jerónimos

Comentários