Demência senil (crônica)
Demência senil
A senhorinha Elza tem toda saúde em seus 88 anos, mas sofre de demência senil.
A demência senil, é terrível, o ego fica centrado em si mesmo, ela a senhora Elza, atormenta as pessoas de seu convívio, manda, desmanda, enfrenta, confronta, provoca, mente, desmente, abraça, seduz, faz manha. Em sua ansiedade demente, anda o dia inteiro é incansável, as pessoas precisam servi-la o dia inteiro, caso contrário ela deita, fala que está doente, com tonteira, dor nas pernas, nos olhos.
Esta é a vida dela, deixa todo mundo louco, porque ela vive entre pessoas que a ama, e faz de tudo para vê-la sempre alegre. Mas muitas vezes os parentes não dão conta, e muitos vão ficando doentes e com estresse com o passar do tempo.
A senhora Elza é o terror da família, é esperta demais, ninguém consegue enganá-la, pois toma bem conta de sua casa, seu dinheiro, e tem muito apego a tudo que é seu. Se a levam para passear ela quer voltar logo, se não leva chora dizendo que ninguém gosta dela, que ninguém gosta de sair com ela, resumindo, o mundo dela é reclamar o dia todo e ter todos sobre o seu comando. E fala com todas as letras que todos devem obediência a ela, porque ela é mais velha que todos.
Em sua demência, não tem paciência com nada, mas se tem uma coisa que ela aprecia demais, é quando ela fala que está morrendo, e todos correm para casa dela. Ela ama ter os filhos todos em volta dela, é como se eles não tivessem crescidos e com famílias também. Ela fica cada semana com um dos filhos, para que os outros descansem um pouco, mas como mora bem pertinho, liga o dia inteiro, vai e volta, ama andar com a sua cuidadora, que mal se aguenta de pé.
É forte a dona Elza, não é mulher de ficar na cama não, salvo, quando alguém contraria, aí sim, ela corre para cama e simula alguma coisa, para ver em volta de si todos os filhos, e assim a vida vai correndo, apesar da idade, tem saúde, qualidade de vida, mas os filhos, sim, os filhos noras e genros, estaõ cada dia mais estressados e com a pressão alta. A da dona Elza, não sai do 13/8...
Envelhecer tem dessas coisas também...demência senil. E ela é feliz assim, dá risada, quando está no comando, mas se algo não sai como ela quer, aí a confusão é na certa, chira, xinga, esperneia, o povo que tome tento e obedeça a "doce velhinha". ELA SÓ QUER SER FELIZ, É BELA, VAIDOSA, E ESTÁ NO COMANDO...PARA ELA ESTÁ TUDO BEM, ELA É AMADA, É O QUE IMPORTA. Ninguém abre mão da dona Elza, e todos se desdobram para cuidar dela...de sua vida e bem estar.
Autorizo a usar o texto.
Norma Aparecida Silveira de Moraes
Norma AP.Silveira de Moraes
Antes de enviar um idoso para um asilo, é preciso pensar que ela vai sofrer demais, juntando a família, cada um pode cuidar um pouco, e deixar que a pessoa idosa desfrute seus últimos anos de vida.
ResponderExcluir