Halloween: O nosso Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos.


O primeiro registo do termo "Halloween" é do ano de 1745. Derivou da contração do termo escocês "Allhallow-eve" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening Hallowe'en Halloween. Rapidamente se conclui que o termo Dia das Bruxas não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua oficial portuguesa.


As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.


A lanterna vegetal é chamada de "Jack-o'-lantern" em inglês. Em Portugal chama-se "coca" e no Brasil existe um personagem de folclore chamado "cuca". Em Portugal, a abóbora do Dia das Bruxas é uma tradição ancestral. A "coca" é um papão: uma abóbora vazia (ou panela) com buracos representativos dos olhos e da boca com uma luz dentro para causar medo, acesa à noite.


João Vieira (adapt.)


Comentários