O gato, um simpático amigo

Entre os animais domésticos, o gato tem o primado. E já houve quem dissesse que se o cão é o amigo do homem, o gato é o companheiro da mulher.

É um bom e pacífico bichano que já há mais de mil e seiscentos anos era adorado no Egipto. O autor de "Os Miseráveis" escreveu que «Deus criou o gato para dar ao homem o prazer de acariciar o tigre».

Todos nós conhecemos, também, o «gato preto», de Edgar Poe, o felino que motivou um assassínio e denunciou o assassino; todos se lembram da célebre coleção de Fialho de Almeida, intitulada «Os gatos», em que ele assevera que nenhum animal tem como este «a graça ondulosa e o assopro, o ronrom e a garra, a língua espinhosa, a paciência e a mansidão».

Muitas amizades tem o gato, muitos nomes conhecidos lhe deram a sua afeição. Medo, horror, pelo inofensivo bichano só um atravessou a imortalidade: o de Rossini que quase desmaiava quando via algum…

O gato é o amigo favorito das mulheres solteiras e das de maior idade. Também, verdade seja, gatos há que são lindos animais, arqueando a espinha debaixo da mão que passa ao correr do pelo, com um ronrom cheio de graça.

João Vieira (adapt.)


Comentários