Era uma vez...vida

                        
 ERA UMA VEZ... VIDA

     Começa o mês de janeiro, as festas terminam, o povo espera pelo carnaval, uns brincam, outros assistem e ainda outros viajam fugindo dele, algumas religiões fazem meditação, congresso, retiro, enfim, lá se foi mais um carnaval.
Passam –se os dias, novamente a correria e lá vem outro feriado, a  Semana Santa, para os católicos cheia de atividades, e para outros um simples feriado, e na sexta feira há o bacalhau, quando o dinheiro sobra para comprar, novamente panetones e muito ovos de chocolate por conta do domingo de Páscoa, mais festas para motivar as famílias, sair um pouco da rotina.
Depois vem maio com o Dia das Mães, não há folga, apenas o domingo de comemoração. Presentes, almoços em família, abraços e amor.
          E vem o junho, com as festas nos finais de semana, festas juninas, São Antônio, São João e São Pedro, com quadrilhas, que muito alegram as crianças e o povo com as quermesses tradicionais, ia me esquecendo do dia 12 de junho, Dia dos Namorados ou casais. Mais um pouco de motivação, fugindo da rotina.
Segue-se mais um pouco, de novo na correria, até que julho chega, um mês de férias para os estudantes e professores, outros trabalhadores seguem suas rotinas ou tentam tirar uns dias de férias para viajar com os filhos.  Depois vem o segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais, tão comemorado também.
     Chega setembro, e com ele o feriado da Independência se cair em dia da semana, o 7 de setembro. Mais uma paradinha rápida. Muitos festejam o dia 27 de setembro, Dia dos Arcanjos...Vem outubro o feriado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças e mais presentes. Mais alegrias ou tristezas para as crianças abandonadas e carentes.
     Novembro vem com o dia de finados, mais comércio de flores e velas, idas aos cemitérios para quem tem este costume, dia 1° é dia de todos os Santos e dia 15 dia da Proclamação da República.
E por fim chega novamente o Natal, as festas, ceias, árvores de natal, presépios, presentes, meditação para quem tem fé, agradecimentos, ajuda...No Natal geralmente as famílias se reúnem, os filhos correm para casa de seus pais, creio que é o dia mais esperado do ano pelos pais, pois no ano novo muitos correm para praias, vão comemorar com amigos, etc.
     Enfim assim era uma vez mais um ano de vida, de agito, de luta para os trabalhadores e o tempo vai marcando o seu compasso, e os fios de cabelos ficando mais brancos, as famílias se renovando com nascimento de netos, bisnetos, e raramente tataranetos...
     E enquanto há vida e saúde, a gente vai comemorando tudo, é muito importante estes momentos na vida humana, pois saindo um pouco da rotina, a vida torna-se mais saudável, e o cérebro descansa das pressões da vida, de tanto correr, cansaço pelo trabalho, e vale pensar que nem todos patrões dão feriados para seus funcionários e na zona rural principalmente, a vida não para, por conta da aração, semeadura, colheita e na pecuária, colhendo o leite diário e tratando do gado na cocheira, quem POSSUI animais não tem férias, não tem domingo, nada, vai assim, a vida passando, muitos até adoecer, perder as forças e morrer..
     Assim é a trajetória humana na terra, fora os poucos que são ricos e passam a vida gozando das coisas boas, mas nem todos são felizes, pois dinheiro não é passaporte de felicidade. E muitas vezes este que não tem férias, que trabalha todos os dias, tem mais paz de espírito, mais fé, e solidariedade, que um rico que não precisa se preocupar com a sobrevivência.
ATÉ O ANO QUE VEM, AMIGOS LEITORES...
Obrigado por terem caminhado comigo mais este ano.
E outro ano vai começar, novas rotinas ou projetos, contas para pagar, compromissos e o tempo sugando a vida. Aproveitemos portanto cada momento, fazendo o possível para realizar os sonhos, focar nos objetivos e ir a luta. O tempo é o nosso aliado nas realizações de projetos, mas também leva cada dia um pedaço de vida.
Autorizo a divulga e usar o texto, salvando a autoria
Norma Aparecida Silveira de Moraes
Imagem google

Norma AP.Silveira de Moraes 

Comentários

Postar um comentário

Sua participação é muito bem-vinda!