Preparando a festa do Natal

Com as festas natalícias à porta e entre doces e compras, o Natal pode ser bem mais desgastante do que aquilo que se pode pensar. Mas só se o deixarmos. Saibamos viver um Natal mais descontraído e aproveitar o melhor que esta quadra tem para nos oferecer.

O Natal é um momento para celebrar. É um dia para estar reunido com quem mais gostamos, para partilhar e desfrutar da alegria de simplesmente estar junto da nossa família e amigos. Mas para aqui chegar há muito que fazer.

 Nas semanas que antecedem esta quadra festiva, surgem tarefas e listas intermináveis para serem cumpridas. Andamos de um lado para o outro em compras extenuantes, enfrentamos lojas apinhadas e o trânsito caótico, decoramos a casa e a árvore de Natal, preparamos a consoada, fazemos os convites aos familiares… E, claro, o cenário piora quando se deixa tudo para a última hora.

Parece uma contradição inaceitável juntar as palavras stress e Natal na mesma frase, mas a verdade é que a quadra natalícia é também sinónimo de grande ansiedade e nervosismo.

Sendo o Natal uma época em que se reúne a família, a tradição tem vindo a mudar. Na maioria dos casos, os presentes passaram a ocupar um lugar de destaque nesta festividade, relegando para segundo plano o "verdadeiro" significado do Natal - época de partilha, afetividade e carinho. Continua-se a partilhar uma refeição familiar, mas a troca de prendas é cada vez mais valorizada, mesmo quando se atravessa momentos de dificuldade económica.

(Texto adaptado por João Vieira)


Comentários