Presentes e flores de Natal

Dar presentes, receber presentes, escolher, comprar ou até fazer presentes é típico do Natal. Alguns investigadores afirmam que este costume tem a sua origem no que os romanos faziam nas festas em honra de Saturno. Outros dizem que tem relação com o que se fazia em Inglaterra, na Idade Média: no dia 26 de Dezembro abriam-se as caixas das esmolas para dar aos pobres.

Em Portugal oferece-se presentes no dia de Natal, em Espanha guarda-se este momento para o dia de Reis, 6 de Janeiro, em que se celebra a chegada dos Reis Magos (que representam toda a Humanidade) ao presépio, com presentes para o Menino Jesus.

Nesta época do ano é frequente ver-se a Flor de Natal, uma planta de cor vermelha muito usada para fins decorativos. A flor-de-natal, estrela-de-natal ou poinsétia é uma planta de origem mexicana e o seu nome científico é Euphorbia pulcherrima, que significa "a mais bela das eufórbias".

Esta planta floresce no solstício de inverno, coincidindo com a época de Natal, no hemisfério norte, e por isso pouco conhecida em países do hemisfério sul.

Também se associa ao Natal devido a uma lenda mexicana que transforma os ramos secos em lindas folhas vermelhas, que são oferecidas ao Deus menino.

(Texto adaptado por João Vieira)





Comentários