A próxima estação

Já terás partido para longe quando estiveres a ler estas linhas... permite-me que partilhe contigo o que sinto a respeito desta tua grande mudança...

Nunca é bom colocarmos qualquer tipo de âncora na saudade ou nos sonhos. A nossa casa, o nosso país, é o lugar onde nós estamos. É aí que temos de ser quem somos. É aí que temos de descobrir a felicidade de cada dia. Tudo o resto é estrangeiro.

Cada homem pertence tanto ao sítio de onde vem como àquele para onde vai. A ideia de que as nossas raízes nos prendem e condenam segue na linha errada da outra, também comum, de que os sonhos nos fazem perder... não, a vida é esta forma de ir sendo sempre mais, o que se foi, tanto quanto o que ainda não se é... uma viagem, não uma estação.

Sei que partes com dor porque temes perder quem aqui fica e não ter ninguém por lá, onde chegarás... sabes, em pouco tempo, terás de aceitar que muitos dos que agora lamentam muito a tua partida, se preocuparão tão pouco em saber como estás...

Já fizeste muita gente feliz aqui... Mas, estou certo que esta mudança vai ser algo magnífico para muita gente: no sítio para onde vais há gente que precisa de ti para ser feliz, ainda que para já, nem sequer saibam que é a ti que esperam... és uma semeadora de alegria, sê-lo-ás por onde andares... por mais longe e estranho que sejam o lugar e o povo onde estiveres.

Começar de novo é difícil, mas permite que comecemos sempre mais fortes, na medida em que partimos com mais erros acumulados e mais vontade de aproveitar bem a vida, num tempo que se encurta a cada hora...

Na alegria e na tristeza, obriga-te a nunca duvidar que o amor existe. Pode não estar onde julgas, nem com quem gostarias... mas existe. Dentro de ti, nunca se esgotará, até porque sempre que o entregamos, volta a nascer maior e mais belo... o que nos torna, talvez mais frágeis neste mundo, mas muito mais fortes... no que interessa.

Não te percas em grandes questionamentos à justiça do mundo... o mundo é injusto. Cabe a cada um de nós procurar, através das nossas ações, deixá-lo menos injusto. (...)


José Luís Nuno Martins, escritor português



Comentários