A palavra Amor

A palavra 'amor' é provavelmente a palavra mais difícil que existe porque é aquela que toda a gente sabe o que quer dizer, mas sobre a qual é difícil dizer o que é, mais difícil até do que palavras como 'economia', 'o público e o privado', a 'Europa'. Eu não vos posso ensinar nada sobre o amor, porque o amor não se ensina, no sentido de se poder estudar, ou ouvir alguém dizer umas coisas, ou ler um livro sobre o assunto e ficar-se informado. A única maneira de ficar a saber qualquer coisa sobre o amor é amar.

Mas quando digo que é muito difícil saber o que é o amor e falar dele não quero dizer com isso que nós não podemos falar do amor. Muito pelo contrário, o amor é a coisa mais difícil, mas é também a coisa mais importante de todas, e por isso o amor tem de ser dito, temos de tentar falar dele, e a verdade é que ele só acontece quando é dito. Amar é sentir amor, mas é sobretudo dizer a alguém 'eu amo-te', ter coragem para não disfarçar, para não fingir que não se gosta. E agora vocês pensam assim: olha, eu nunca disse isso a ninguém, se calhar nunca amei ninguém... Mas não é verdade. Talvez nunca o tenham dito assim, mas certamente amam os vossos pais, os avós ou até meninos e meninas da vossa idade, e de certeza que já mostraram a quem amam que o amam. O que se passa é que, quando dizemos 'eu amo-te', sabemos que dizemos uma coisa diferente de 'gosto muito de ti' ou 'estou contente por estar contigo'. Sabemos que é muito diferente, sabemos muito bem do que se trata, mas temos dificuldade em explicar o que é que 'eu amo-te' quer dizer.

Maria João M. Branco


Comentários