Familia


FAMÍLIA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
      A definição de família para mim é muito especial, já que ela preenche minha vida. 
Ter filhos legítimos ou adotivos, são joias que guardamos para usar na velhice.
     Uma pessoa que constrói uma família, tem algo de concreto na vida, mesmo que seja um lar, aonde caminham juntos na jornada da vida, marido e mulher.
     Uma pessoa solitária que passou pela vida preferindo as diversões efêmeras, só vai mesmo perceber o real valor da família no envelhecimento, quando não tiver mais a mesma vitalidade, a mesma força. 
     A família é a única coisa verdadeira que construímos, um lar aonde se tem a caminha esperando toda noite para dormir o sono tranquilo, fazendo aquela oração ou meditando para que seus filhos e lares sejam protegidos.
     Quando ensinamos o amor, a tolerância e o perdão dentro do lar, quando nós adoecemos, percebemos que. tudo o que  ensinamos e o modo como vivemos é que são manifestados, porque dentro do núcleo familiar há também os problemas de convivência, o aprendizado, o deixar para lá", como se dizem. A relação familiar dão uma boa dimensão de como também agir nas relações interpessoais fora do lar. 
     Somos na verdade os espelhos de nossos pais, de como fomos criados, das relações que criamos dentro do núcleo familiar. E quando há um bom lar, uma boa educação, "não estou falando de riqueza ou educação acadêmica", falo da educação recebida no núcleo familiar, passada de geração a geração. A acadêmica pode trazer a realização pessoal e o dinheiro, mas nunca vai trazer o verdadeiro amor, o enfrentamento de problemas e superações que faltam em tanta gente.
     É dentro do núcleo familiar que se forma a nossa personalidade, e o que vamos ser fora dele. Uma família bem estruturada é o que se precisa para criar bons cidadãos para o mundo, e olhe que mesmo assim, muitos seguem por outros caminhos tortos, imagina então se não houvesse estes vínculos de amor ensinados na família, como um todo.
     Os padrões comportamentais aprendidos vão definir, o que e como será a pessoa fora, e como vai conviver e representar seus papéis na sociedade. É em família que apredemos a dividir, aceitar, voltar atrás, aprender regras, tolerar, agradecer, ter objetivos de vida, etc.

Autorizo divulgação

Norma AP.Silveira de Moraes 

Comentários