O Apocalipse

  
O tempo se desfaz em cinza fria, 
e da ampulheta milenar do Sol
escorre em poeira a luz de mais um dia.

Dante Milano
  

   
 Os Sete Selos do Apocalipse

   Hoje vamos conversar um pouco sobre o livro do Apocalipse, uma palavra grega que significa “revelação”. No versículo I do capítulo I, pode ler-se que é revelação de Deus através de Jesus Cristo, para os seus servos, nesse caso os cristãos, sobre os últimos tempos, ou seja, sobre o que está acontecendo no mundo como prenúncio do final dos tempos.
   Entre as revelações, eu destacaria: “Os Sete Selos”. Enquanto simbologia, eles são importantes no desenvolvimento dos acontecimentos, nos quais toda a humanidade está participando, muitas vezes sem entender o que está acontecendo.
   Inicialmente, vamos entender o significado do selo no tempo de João, o autor do livro; o selo era usado nas correspondências importantes para lacra-las, usando-se chumbo derretido com a identificação de quem a enviava. Ninguém poderia abrir a correspondência a não ser o destinatário, logo era totalmente confidencial. Os selos do Apocalipse, também, são confidenciais no sentido de que os acontecimentos neles contidos, embora todo o mundo esteja participando, só os cristãos, que estudam as revelações, têm o conhecimento.


   A abertura dos selos se inicia logo após a ascensão de Jesus Cristo e continua até aos dias de hoje…
   1º Selo – O cavalo branco e seu cavaleiro portando um arco, tinha uma coroa e saiu vencendo e para vencer. Este selo, já está aberto, e é a pregação do Evangelho da Salvação através de Jesus Cristo, teve início após o Pentecoste e apesar de todas as perseguições tem sido vencedor. A coroa é símbolo da autoridade que a igreja tem no nome de Jesus Cristo. O arco significa que a igreja é parte da ama, pois arremessa a flecha que é Jesus Cristo que é quem derrota o inimigo.

   2º Selo – O cavalo vermelho e o seu cavaleiro, tinha o poder de tirar a paz entre os homens, para que se matassem uns aos outros, possuía, também, uma grande espada. Este selo, já aberto e ronda pelo mundo, significa as guerras, cada vez mais sofisticadas e mortais, a grande espada é o aperfeiçoamento das armas, não tem nada a ver com a espada de dois gumes que é a Palavra de Deus.

   3º Selo – O cavalo preto e seu cavaleiro com uma balança na mão. Este selo já está aberto e é o que mais mata. O mundo está atravessando por crise e a fome está cada vez mais presente, principalmente em países menos desenvol-vidos, entretanto, vem a ordem de não danificar o azeite (unção) e o vinho (a comunhão com Jesus).

   4º Selo – O cavalo amarelo (pálido) e o seu cavaleiro. Já está aberto e ronda pelo mundo todo. Simboliza a morte e o Hades (lugar dos mortos) a segue. Tem autoridade para matar, entretanto, é limitado o seu poder de usar: armas, fome, pestes e ataques.

   5º Selo – O clamor dos mártires, que morreram e morrem por causa do testemunho e da fidelidade na Palavra de Deus. Já está aberto. Clamam por justiça, e foi-lhes dado uma vestidura branca (sem pecados) e que repousassem ainda por um pouco, até se  completar com os que ainda serão mortos pelas perseguições religiosas que estão cada vez mais frequentes.

   6º Selo – O início da resposta de Deus ao clamor dos mártires. Já está aberto e cada vez mais activo. São sinais na terra e no cosmo que denotam fenómenos naturais, e que aumentam de intensidade com o se aproximar do soar das trombetas. Tempestades solares de grande intensidade, queda cada vez mais intensa de meteoritos  e sucessivamente de maiores dimensões. Furacões, tornados e grandes tempestades que acabam inundando boa parte da terra. Os incrédulos fogem horrorizados, embora tais fenómenos, ainda sejam explicados pela ciência.

   7º Selo – Na abertura do último selo, houve um silêncio profundo na terra, por um pequeno espaço de tempo, e foi dada as sete trombetas aos sete anjos. Foi colocado junto ao altar um incensário com as orações dos justos. E o incensário com o fogo do altar foi arremessado contra a terra, provocando fortes sons, gritos, relâmpagos e terramotos. Portanto, o sétimo selo é o anúncio pelas sete trombetas de toda esta hecatombe.









Apocalipse, quando?
( Eugénio de Sá )

  
Vós que da antiga Hélade comandaste
Os destinos da terra, oh sábia Gaia
Aos que hoje a lideram alertaste
Da impendência do perigo que ela raia.

Mas de nada os clamores dos que inspiraste
Parecem mais valias recolher;
Sucumbem as florestas ao desbaste
Em todo o mundo os fósseis estão a arder. 

E ganham jus da Bíblia as profecias
Que de castigos tecem extenso rol
Pla quebra da aliança, segundo Isaías.

Até que o Quarto Anjo enfim derrame
A taça vingadora sobre o sol
E o apocalipse então se proclame.










Edição de
Eugénio de Sá

03.Março.2015

Comentários