O sentimento do amor

O amor não se cobra, não se exige. O amor é doação, é desejo. Deve ser natural. Jamais devemos esquecer de que cada pessoa tem a sua individualidade, sua maneira de ser, seu jeito de viver e, principalmente, seu jeito de amar. E jamais o amor deverá ser algo forçado. Não se ama por obrigação. Ninguém ama ninguém porque "precisa" amar. Salvo se for por interesse, mas nesse caso, não é amor, é mercantilismo.

Existem pessoas com uma alma mais romântica, e que tem mais facilidade para exprimir o amor que levam em seu interior, e que conseguem dizer "Eu amo-te" 24 horas por dia. Mas existem pessoas que não têm o mesmo espírito romântico. Se amarmos alguém assim, devemos saber aceitar sua maneira de amar. Devemos entender que o amor deve ser sentido, e não apenas dito.

E o sentimento do amor é passado num olhar, num toque mais carinhoso. Nas atitudes. Apenas temos que saber entender que o amor não tem definição, não tem jeito de amar. Cada qual o sente e o vive de uma maneira diferente.

Ama-se alguém, apesar de ele ser como é, e não porque é como é. Temos que saber entender que o amor não vê apenas qualidades e virtudes. Devemos saber que existem defeitos e idiossincrasias. Um amor para ser vivido, exige apenas reciprocidade. E muito diálogo. E muito respeito. Respeito pelos sentimentos, pelo jeito de amar.

Marcial Salaverry, adapt.





Comentários