O SEGREDO DE UMA BOA VIDA

Estamos envelhecendo. Não nos preocupemos! De que adianta, é assim mesmo, é um processo natural. É uma lei do Universo conhecida como a 2.ª Lei da Termodinâmica ou Lei da Entropia. Essa lei diz que "a energia de um corpo tende a se degenerar e com isso a desordem do sistema aumenta". Portanto, tudo que foi composto será decomposto, tudo que foi construído será destruído, tudo foi feito para acabar.

Como fazemos parte do universo, essa lei também faz parte de nós. Com o tempo, os membros enfraquecem, os sentidos embotam. Sendo assim, relaxemos e aproveitemos. Parafraseando Freud: "A morte é o alvo de tudo que vive". Se deixarmos o nosso carro no alto de uma montanha, daqui a dez anos ele estará todo enferrujado. O mesmo nos acontece. O conselho é: "Viva. Faça apenas isso". Preocupemo-nos apenas com um dia de cada vez.

Ficar velho e cheio de rugas é natural. Não queiramos ser jovens novamente. Paremos de evocar lembranças de romances mortos, vamos ferir-nos com a dor infligida. Já vivemos essa fase, temos de nos reconciliar com a situação e permitir que o passado se torne passado. Esse é o pré-requisito da felicidade. "O passado é lenha calcinada. O futuro é o tempo que nos resta: finito, porém incerto" como já dizia Cícero.

A resistência em aceitar as leis da natureza acaba espalhando sofrimento por todos os cantos. Advêm consequências desastrosas quando se busca a mocidade eterna, as infinitas paixões, os prazeres subtis e secretos, as loucas alegrias e os desenfreados prazeres. Isso se transforma numa dor que não temos como aliviar e condena à ruína a própria alma. Discreto, sem barulho ou alarde, aceitemos as imposições da natureza e vivamos essa fase da vida.

Não temos de experimentar todas as coisas, passar por todas as estradas e conhecer todas as cidades. Isso é loucura, é exagero. Façamos o que pode ser feito com o que está disponível. Temos tantas coisas interessantes para viver. Coisas do passado não nos pertencem mais. Na companhia da esposa e filhos experimentemos vivenciar algo que ainda não fizemos juntos, celebrar a festa e a vida. Agora temos mais tempo, aproveitemos essa disponibilidade de viver com dignidade e nobreza os dias que ainda temos pela frente. Este é o segredo de uma boa e feliz vida.

Se pudesse escolher, preferia ter pássaros a aviões.

Charles Lindbergh, piloto-aviador americano


 




Comentários