PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL HÁ 518 ANOS

Segundo documentos da época, arquivados em Portugal na Torre do Tombo, no dia 23 de Abril de 1500, o mareante português Pedro Álvares Cabral, chegado a terras de Santa Cruz, lançou âncora em frente de um pequeno rio e, achando bom o ancoradouro, deu-lhe o nome de Porto Seguro.

Os portugueses de então foram-se fixando na terra, estabelecendo cruzamento com os selvícolas e com os negros idos de África e, dentro em pouco, opunham-se vitoriosamente às tentativas dos conquistadores franceses, holandeses e ingleses.

No século XVIII, descobriram-se no Brasil as célebres minas de ouro, tão exploradas no reinado de D. João V.

Em virtude das invasões francesas, a corte lusa vê-se obrigada a abandonar Lisboa e, dentro em pouco, o Rio de Janeiro, povoação então insignificante, atinge o esplendor pela criação de estabelecimentos de ensino, bibliotecas, museus, tribunais, etc.

Arredado o perigo, a corte regressa à metrópole portuguesa, mas os brasileiros, embora gratos a D. João VI, cuja memória veneram ainda, cheios de orgulho pelo vigor e inteligência de muitos dos seus homens, não admitindo o regresso da sua terra à situação de uma simples província colonial, proclamaram a independência.

Entretanto, segundo o parecer de bons historiadores, os navegadores portugueses já tinham chegado ao Brasil muito antes de 1500, mas o descobrimento ficaria oculto por causa de Espanha, que rivalizava na tarefa das navegações.

(Adaptado do Livro de Leituras da 3.ª classe, de 1904)

Comentários