AUTOESTIMA SE CONSTRÓI NA INFÂNCIA








 AUTOESTIMA SE CONSTRÓI NA INFÂNCIA
Priscilla de Paula

"É lindo, mas tem pé feio. É magrinho,
mas o cabelo é meio ruinzinho.
Tem o cabelo e os olhos lindos,
 mas é gordinha, tadinha!
Frases que a gente vive ouvindo por aí.
Ou falando, né?!
Tem gente que deve achar que é a
mesma coisa que dizer algo do tipo:
"Eu gosto do meu trabalho,
mas ele é longe de casa!"
 Só que não! Quando a gente critica
 ou fica apontando o dedo para as falhas
 ou para as imperfeições do outro,
 o efeito pode ser cruel.
Autoestima é um negócio sério,
 que interfere em vários aspectos
 da nossa vida. Pode causar traumas
e muita insegurança.
 Quando é alta, ajuda na vida pessoal
 e até na profissional, dizem os especialistas.
Li outro dia no salão a entrevista
de uma artista negra jovem que está
começando a fazer sucesso na música.
Desculpem, não me lembro do nome.
 Mas me lembro da mensagem, super bacana.
   Ela dizia que cresceu sendo a única negra da escola.
 E contou que, quando entendeu,
 ainda criança, que a cor da pele e o cabelo crespo
 causavam estranheza, foi muito difícil! 
 Agora, quer ser referência para 
meninas  e meninos negros.
Pensei no tanto que a gente deseja 
ser  bem tratado, aprovado, amado. 
 No quanto a gente merece,  
pelo menos, ser respeitado. Desde sempre.
Respeitar diferenças, imperfeições
 ou falhas  é  fundamental. 
 É preciso aprender e ensinar. 
 Faz  parte  de SER  humano.
Eu costumo dizer em casa:
 "Se você não tem nada de bom pra dizer,
então, melhor não dizer nada!"
Tudo começa na infância,
o começo da vida. Por isso as críticas  –
 até aquelas  que  parecem  inofensivas,
 podem ter um efeito pesado sobre nós.
A gente precisa pensar nisso,
 para cuidar da autoestima das nossas crianças.
 Pessoas que crescem bem consigo
mesmas são mais capazes de fazer o bem,
porque se sentem bem.
E isso é bom pra todo mundo.
Pense nisso...
  

  
Créditos:
Arte Rita Rocha
Tutorial Estela Fonseca
Tubes: K@rine

Comentários

Postagens mais visitadas