O que envolve o envelhecimento

 

O QUE ENVOLVE O ENVELHECIMENTO
Os anos passam, vamos trabalhando, criando os filhos, realizando desejos como ter uma casa, um carro, fazer alguns passeios etc. Estou me referindo a classe média do brasil ou de qualquer país.
Muitos tem um envelhecimento saudável sem qualquer problema. Mas a maioria ou grande número de pessoas vai tendo doenças crônicas como hipertensão, diabetes, problemas com a mobilidade sono, os homens com problema de próstata inchada ou tumor benigno. De qualquer maneira muitos vão ficar à mercê de tratamentos, de remédios e idas constantes no médico. Principalmente aquela pessoa que foi adquirindo doenças por consequência do labor.
Na TV sempre mostra idosos saudáveis, qualidade de vida ideal, mas bem sabemos que a realidade da vida, não bem esta. No meu TCC (trabalho de conclusão de cursos), quis fazer com qualidade de vida e saúde dos idosos, de classe mais pobre e média. Porque você pegar pessoas que tem condições de ter uma vida mais saudável e que não pegou tanto no pesado, que teve um labor menos penoso é fácil, mas eu quis pegar aquele que trabalha de sol a sol, no trabalho insalubre. A maioria já aposentada e gozando um pouco da vida, até muitos agradecidos, mas todos apresentavam problemas crônicos de saúde. Uma coisa é aquela pessoa que trabalha em local limpo como escritório e outra é trabalhar em locais sujos e até contaminados. Digo "sujo", das matérias primas perigosas, o gari, os que trabalham em produção nas empresas químicas, de cimento, até de remédios. O local pode até ser limpo, mas os produtos são perigosos, quando manipulados diariamente mesmo usando EPIs.
Voltando ao tema, a maioria dos idosos tem algum problema de saúde, e muitos até mais graves. A maioria tenta levar agora, depois de aposentados, uma vida mais saudável e de descanso, embora muitos continuam a trabalhar, porque o que ganham não dá para pagar as despesas.
Envelhecer enfim, é precisar do outro, de alguns cuidados, de amparo, carinho, é aproveitar um pouco a vida, pois quando envelhecemos caminhamos para a finitude. É essencial aproveitar a vida, fazer o que se gosta e não teve tempo. Muitos agora tem tempo, mas não tem animo ou saúde, então basicamente gostam de ficar em casa, curtindo o lar.
_______________________
Autorizo divulgação
imagem pixabay
Norma Aparecida Silveira de Moraes

Comentários