TUDO ESTÁ AO NOSSO ALCANCE

A vida traz a cada um a sua tarefa e, seja qual for a ocupação escolhida - álgebra, pintura, arquitetura, poesia, comércio, política - todas estão ao nosso alcance, até mesmo na realização de miraculosos triunfos, tudo na dependência daquilo para que temos aptidão.

É tão fácil retorcer âncoras de ferro e talhar canhões como entrelaçar palha, tão fácil ferver granito como ferver água, se fizermos tudo pela ordem certa. Onde quer que haja insucesso é porque houve algum passo errado.

Condições felizes de vida podem ser obtidas nos mesmos termos. A atração que elas suscitam é a promessa de que estão ao nosso alcance. É preciso fidelidade; é preciso adesão firme. Respeitável é a vida que se aferra aos seus objetivos! A corrida é longa, e o ideal, legítimo, embora os homens sejam inconstantes e inseguros.

A principal diferença entre pessoas parece ser a de que um é capaz de se sujeitar a obrigações das quais podemos depender e o outro não. Como não tem a lei dentro de si, não há nada que o prenda.

Ralph Emerson, escritor, filósofo e poeta estaduniense



Comentários