O HOMEM QUE PERDOAVA

Muitos anos atrás, vivia um homem que era capaz de amar e perdoar aqueles que estavam no seu caminho. Por esta razão, Deus enviou um anjo para conversar com ele.

- Deus me pediu para vir visitá-lo e dizer-lhe que Ele irá recompensá-lo por sua bondade - disse o anjo. Qualquer graça que você queira vai-lhe ser concedida. Gostaria de ter o dom de curar?

- De jeito nenhum - disse o homem - ao invés de Deus para escolher aqueles que devem ser curados.

- O que você diz para chamar os pecadores para o caminho da verdade?

- Essa é uma tarefa para os anjos como você. Eu não quero que ninguém me reverencie ou ter que servir de exemplo o tempo todo.

- Eu não posso voltar para o céu sem ter concedido um milagre. Se você não escolher, será forçado a aceitar um.

O homem pensou por um momento e, finalmente, respondeu: "Então, eu desejo que o bem seja feito por mim, mas sem que ninguém perceba - nem eu, podia ser muito vaidoso.

O anjo fez o homem sombra que tinha o poder de curar, mas só quando o sol estava a bater-lhe na cara. Assim, onde quer que fosse, os doentes eram curados, a terra fértil de novo e as pessoas tristes recuperando alegria.

O homem andou na terra há muitos anos, sem perceber os milagres realizados, porque quando ele estava de frente para o sol, teve sua sombra atrás. Assim, ele poderia viver e morrer sem ter consciência da própria santidade.

Paulo Coelho, escritor brasileiro


Comentários