ESCUTA O SILÊNCIO

Hoje no silêncio das florestas ou dos campos, as pessoas vão de transístor na orelha. Não para escutar. Pelo hábito. Pelo barulho. Como uma droga. Para exorcizar o silêncio. O silêncio, por vezes, dá medo e oprime. O silêncio deixa-te só, contigo mesmo; tu és para ti, difícil companhia!

Eu compreendo qualquer coisa disso… Eu adornava o silêncio com barulho… Não importa com quê. Com música ou com rádio, sossegava! Uma espécie de presença, à minha frente ou ao lado. Para encontrar o «caminho do meu coração» foi necessário reconquistar o silêncio.

Faz também a experiência de saborear o silêncio e verás que ele te aparece como porto de paz… Aos poucos darás conta que o medo que tens dele desaparece e te sentes reviver. É como se o barulho te tivesse asfixiado pouco a pouco, e um novo ar te purifica lá por dentro e te renova.

Como os teus pulmões desejam o ar puro, assim o teu coração deseja este silêncio! Deixa subir este desejo, deixa que o silêncio se imponha como uma necessidade. Cultiva-o bem. A voz do silêncio tem sempre algo de divino.

ANI



Comentários