Prevenindo a solidão não ESCOLHIDA


PREVENINDO A SOLIDÃO NÃO ESCOLHIDA

     Segundo pesquisas em alguns países como a Inglaterra, entre outros também de primeiro mundo, os cientistas e o governo estão preocupados com a solidão não escolhida. Aquela em que o isolamento do conviver interpessoal é quase nulo.
     Cientistas descobriram que, essas pessoas tem mais probabilidades de adoecer e ter depressão mais grave. Isso acarreta cada vez mais gastos para os governos e prevenir a solidão não escolhida é a meta atual. Neste contexto estão criando vários programas de socialização como forma de prevenir doenças.
     Sabe-se que nem sempre a igreja é um lugar de socialização, algumas são repressivas, e a pessoa não pode ter nenhuma forma de lazer como a TV para aqueles que não podem se locomover. Quando a igreja ou o sistema social do ambiente circundante traz alegrias e bem estar, este convívio evita doenças, pois há muita amizade, socialização neste meio, evitando além de doenças até suicídios.
     As pessoas adoecem menos, quando estão conectadas com outras pessoas, outras atividades prazerosas. Há o espaço para melhor idade aonde oferece, além de lazer, danças, também atividades como jogos, artesanatos, etc, e a pessoa escolhe o que mais gosta. Para os jovens e crianças, também são oferecido espaços para interagir.
     A pessoa só tem a ganhar sendo sociável, pois é bom prevenir a solidão não escolhida, evitando o isolamento total. Não se pode sentir uma ilha isolada no meio do nada, algo pode mudar quando se abre para o mundo e para as relações humanas.
     Quando buscamos trocas de carinho, a casa fica mais iluminada, a alma mais feliz.
     Pode-se ter a solidão escolhida ou não escolhida e ser sociável, ter contatos interpessoais com outras pessoas, sem se sentir invadido, preservando a vida escolhida para viver.
     A pessoa antissocial, é desagradável aos olhos das outras pessoas, pois não gostam sair, de visitas, de quebra do cotidiano, nem que seja de vez em quando, ela fica num canto, olhando, muitas vezes de cara amarrada, e depois critica tudo e a todos. Este é o perfil da pessoa solitária que não consegue se entrosar, bater um papo saudável, abrir-se para o munda dar risadas, e trazer a cura da alma, abrindo a a janela para olhar o mundo lá fora do contexto criado para se enclausurar.
     E para quem tem limitações ainda assim há o recurso da
internet e o celular para interagir em alguma rede social. A interação social traz motivação, assuntos, pensamentos, cria-se elo de amizade. Faz o tempo passar mais rápido, o cérebro cria mais sinapses, movimenta a vida de alguma forma. Ler, escrever, jogar, pescar, caminhar, conversar, ter amigos, conectar com parentes que estão longe, nem que seja virtuais, ajudam a quebrar um pouco a solidão não escolhida.
 
  Autorizo a divulgar
Norma Ap Silveira de Moraes

Comentários